quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Cuidados com o cabelo infantil...

Existe idade certa para o primeiro corte? Com que freqüência o cabelo do bebê deve ser lavado? As dúvidas de quem tem filhos pequenos não se resumem a fraldas, cólicas e papinhas. Quando o assunto são as madeixas de meninos e meninas, os pais também costumam ficar inseguros antes de apelar para qualquer tesourada.

A primeira orientação é categórica: não há uma fase ideal para a criança fazer sua estréia no cabeleireiro. O motivo é simples. Alguns bebês nascem tão cabeludos que, quando completam 1 mês, já estão precisando urgentemente aparar a juba. Outros, por sua vez, não cultivam mais que uma dúzia de fios tímidos no cocuruto.

Nos primeiros meses, o bebê perde bastante cabelo. A queda diminui entre o 6º e o 8º mês. Cada caso é um caso. Os pequeninos não ligam de ir ao salão e nem se importam quando mexem na sua cabeça – até porque ainda não entendem muito bem o que está acontecendo.

A coisa começa a complicar quando eles estão mais crescidos. “Às vezes, a criança coloca o pé na porta do salão e já começa a chorar”. Por isso, é importante fazer da ida ao cabeleireiro um ritual divertido, assim ela vai se acostumando com o ambiente antes de sentar para cortar o cabelo. O importante é não forçar a barra para que o pequeno não fique traumatizado.


Sobre a freqüência da lavagem – outra dúvida muito comum – depende do tipo de cabelo. A estratégia deve ser semelhante à usada pelos adultos: se os fios são muito oleosos, terão que ser enxaguados diariamente. Já os mais crespos podem ser lavados dia sim dia não, para não ficarem ressecados.

O ideal é que a cabeleira seja aparada de três em três meses. Assim os fios ficam fortes e não quebram com facilidade. Os meninos, especialmente os mais cabeludos, precisam cortar todo mês. Vale lembrar que os produtos infantis podem ser usados até os 12 anos. Depois disso, quando os hormônios entram em ebulição, a criançada começa a suar mais e precisa de produtos mais fortes. Para os bebês, claro, quanto mais suave o xampu, melhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário